Getting your Trinity Audio player ready...

Prefeito de Curitiba participa de ato pela paz na Ucrânia

Ato pela paz no Memorial Ucraniano em homenagem as vitimas da Guerra da Ucrânia que completa 1 ano hoje - Curitiba, 24/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


@SMCS

A comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, nesta sexta-feira (24/2), em um ato pela paz entre a Rússia e a Ucrânia.


A ação contou com a presença do prefeito Rafael Greca e foi realizada pelas igrejas ucranianas de Curitiba, sociedades de cultura ucraniana (Subras e Clube Poltava) e Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB).

Prefeito Rafael Greca presente no ato pela paz no Memorial Ucraniano em homenagem as vitimas da Guerra da Ucrânia que completa 1 ano hoje - Curitiba, 24/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


Os participantes vestiam as típicas camisas bordadas, camisetas com dizeres ucranianos e levaram bandeiras e velas.


“Mais um vez estamos nos reunindo aqui no Parque Tingui, em frente à Igreja de São Miguel Arcanjo, suplicando paz para a Ucrânia. Esperamos que esta guerra, que já dura um ano, chegue ao fim com a ajuda de todas as nações, incluindo o Brasil que vem fazendo sua parte. Afirmamos nossa solidariedade e pedimos pela paz”, disse o prefeito, antes das orações.

Ato pela paz no Memorial Ucraniano em homenagem as vitimas da Guerra da Ucrânia que completa 1 ano hoje - Curitiba, 24/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS


O Paraná concentra a maior parte da imigração ucraniana no Brasil, com destaque para Prudentópolis, que recebeu muitas famílias no século 19. São cerca de 400 mil imigrantes e descendentes em todo estado, 55 mil deles na capital.


A descendente de ucranianos Tania Maria Lezan Popadiuk, acompanhada de sua filha Gabriela, estava emocionada e pediu que a guerra termine logo.


“Viemos aqui para rezar pela paz. Esta guerra não tem o menor sentido e nossos irmãos ucranianos estão sofrendo muito. Nossos antepassados já saíram de sua terra natal por causa de guerra e agora as coisas se repetem", disse Tania.


Presenças

Estiveram presentes o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitorio Sorotiuk; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo ,Tatiana Turra; o coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó; a deputada estadual Marcia Huculak; Carlos Valdir Henze Junior, representante do Clube Cultural Ucraniano Poltava; Felipe Oresten da Sociedade Ucraniana do Brasil; o cônsul da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; Marta Olkowska, cônsul da Polônia; o cônsul do Reino Unido, Adam Patterson; o assessor de Relações Internacionais na Fecomércio PR, Rodrigo Schimit; o arcebispo da igreja Ortodoxa Ucraniana, dom Jeremias Ferens; o arcebispo da Igreja Greco-Católica, dom Volodemer Koubetch; e a diretora do Grupo Folclórico Barvinok, Solange Melnyk Oresten.

Foto: Daniel Castellano / SMCS


©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.