Getting your Trinity Audio player ready...

A Paranaense investe R$ 350 mil em bolsas de estudos para novos talentos. Veja como se inscrever!



Há 17 anos no mercado, o grupo SWA sempre teve o sonho de contribuir com a sociedade por meio da educação. Foi quando, em janeiro deste ano, deu o pontapé inicial e lançou o Educa SWA, um projeto socioeducativo que oferece bolsas de iniciação e pós-graduação com até 100% de gratuidade, em parceira com as faculdades e universidades parceiras.


Podem concorrer às bolsas funcionários do grupo e público em geral. Para isso, é necessário ter concluído o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsista integral em escolas particulares. Os efeitos variam conforme a realidade socioeconômica. São oferecidos 50% de desconto aos estudantes com renda familiar de três viagens-mínimos até e de até 100% para até um salário-mínimo por pessoa.


Além disso, é preciso que o estudante tenha obtido uma nota mínima de 450 pontos no ENEM e não tenha zerado na redação. Outro pré-requisito é aprovado no vestibular SWA com pelo menos 80% de acerto. No caso dos colaboradores, os critérios são alcançados com base na meritocracia e interesse de desenvolvimento profissional de cada um.


O investimento inicial do Educa SWA para esta etapa do projeto foi de 350 mil reais, distribuído entre curso técnico, universitário e pós-graduação, beneficiando pelo menos 200 pessoas entre funcionários e público externo. Os cursos oferecidos seguem o acompanhamento de escassez de profissionais no mercado. Neste primeiro momento, os estudantes podem se inscrever nos cursos de desenvolvedor de software, administração, marketing/comercial, contabilidade e técnicos com foco em tecnologia. 


Em pouco tempo, o Educa SWA já está mudando a vida dos funcionários. É o caso de Maria Eduarda Oliveira Bismara, assistente de marketing. Após trabalhar nove meses no grupo, Bismara foi uma das primeiras contempladas com uma bolsa 100% gratuita para fazer a faculdade na sua área de atuação no Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV).


“Quando a minha diretora informou que consegui uma bolsa, me emocionei muito, porque minha família não tem condições financeiras de pagar uma faculdade. A SWA foi capaz de mover e transformar a minha vida profissional e pessoal me oferecendo essa oportunidade. Estou extremamente feliz e satisfeito. Sou muito grata à SWA, porque o grupo não me deu apenas uma oportunidade de emprego e estudo, mas também de crescer na vida”, disse. 


Assim que foi apresentado ao projeto, Daniel Francisco Hugue, consultor comercial do grupo, se inscreveu para tentar uma bolsa de pós-graduação. Hoje, curso Gestão de Pessoas, sua segunda especialização pelo projeto na Unifatec. “Um dia, quando estava ingressando novos funcionários na equipe, fui avisado de que tinha sido contemplado com uma bolsa. 


Foi muito gratificante receber a notícia. Agradeço à empresa e à equipe do comercial que, junto com os clientes, conseguiu elaborar esse projeto que está vivendo a vida e realizando sonhos de funcionários e de quem quer dar o primeiro passo para a realização dos seus sonhos e objetivos”, recorda.


Integração

Além da oferta de bolsa de estudo integral, a SWA projeta para este ano mais de 200 horas de treinamentos para que os colaboradores consigam desenvolver melhor suas rotinas.


“Nos últimos anos tenho observado que quanto mais alinhamentos estão os objetivos de vida dos funcionários aos objetivos e estratégias da empresa, mais engajamentos temos gerado para reter nossos talentos. Também acredito que o crescimento das empresas é reflexo da evolução e desenvolvimento das pessoas que fazem parte dela. Portanto, quanto mais as pessoas se desenvolverem, mais o Grupo SWA continuará crescendo”, destaca Leandro Scalabrin, CEO da SWA.


Afora a oferta educacional, a empresa acredita que o desenvolvimento organizacional não está apenas no que o funcionário pode oferecer para a empresa, mas também em como mantê-lo feliz e motivado. Neste contexto, uma das premissas do Educa SWA é estimular os colaboradores a pensar em seus planos de vida, definir e potencializar suas metas pessoais e apoiá-los na formação continuada, levando em consideração o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).


Para isso, vem promovendo turmas de onboarding , cujo objetivo é integrar as equipes e abrir o campo de visão de cada um dos profissionais para obter maior domínio sobre os desafios do cotidiano na empresa. Nesse processo de adaptação, a insegurança e a sensação de estar perdido em suas atividades dão lugar à segurança, à confiança no seu trabalho e à motivação para começar a trabalhar e entregar os resultados esperados.


“Antes de assumir as respectivas funções, os colaboradores recebem mais de 140 horas de treinamentos técnicos e comportamentais. Um exemplo de treinamento exatamente no onboarding é o de finanças pessoais, pois acreditamos que funcionários que assumem as rédeas dos próprios gastos para investir no crescimento pessoal, ou mesmo profissional, tendem a ter uma qualidade de vida melhor, com isso, uma produtividade maior” , completa Leandro.


Outro pilar desenvolvido pelo programa é o de intraempreendedorismo. Por meio da Escola de Liderança, os colaboradores são estimulados a ter a visão de donos em suas cargas e opinar sobre ideias e projetos que trarão mais impacto para a empresa e stakeholders .


Na ocasião, os participantes têm a oportunidade de pensar e planejar sobre seus próprios projetos de vida. “São mais de 120 horas de treinamento tanto dentro da empresa como com imersões nos finais de semana que ajudam a desenvolver experiências reais de alto impacto e de transformação em cada um”, completa Leandro.


Mais informações: https://www.swa.com.br/


Para se inscrever no projeto Educa SWA, acesse: https://conteudo.swa.com.br/ inscrição-educa-swa





©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.