Getting your Trinity Audio player ready...

Com presença da ministra Nísia Trindade, Greca amplia Central Saúde Já Curitiba para atendimento virtual

 

Prefeito Rafael Greca acompanhado da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançam o novo serviço da Central de Saúde Já Curitiba. Na ocasião, a Ministra recebe a Medalha da Ordem da Luz dos Pinhais. Participaram do evento o Vice Prefeito, Eduardo Pimentel, a Secretária de Saúde Municipal, Beatriz Batisttella Nadas, o Secretário de Saúde Estadual, César Neves, a Presidente da FCC, Ana de Castro, a Deputada Estadual e ex secretária de Saúde, Márcia Huçulak e outros Deputados e Vereadores. Curitiba, 17/04/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.


@SMCS

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (17/4), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento na Secretaria Municipal da Saúde que marcou a ampliação de serviços da Central Saúde Já Curitiba. Na oportunidade, Greca assinou o decreto de criação da Central, documento que consolida a oferta de serviços virtuais de saúde aos curitibanos por ligação telefônica e videoconsulta pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.Convidada a vir a Curitiba exclusivamente para o lançamento da nova fase da Central Saúde Já, a ministra Nísia Trindade destacou a criação da Secretaria de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, que deverá incorporar experiências exitosas como a da capital paranaense para levar a todo país.


“É uma alegria estar aqui, agradeço ao prefeito Greca por essa honra e também eu quero parabenizar a ele por essa iniciativa tão importante da saúde digital”, disse a ministra. Segundo ela, Curitiba é uma referência importante nessa e em outras áreas e destacou o aprendizado que a pandemia trouxe. “Eu quero deixar aqui o compromisso do Ministério da Saúde de estar junto dessas ações e de também aprender com inovações como as que ocorrem aqui em Curitiba”, disse a ministra.


Nísia Trindade reafirmou a parceria histórica do governo federal com Curitiba. “Queremos avançar ainda mais na saúde digital em benefício ao cidadão. Construiremos um SUS sólido com base no tripé ciência, saúde e democracia, com o engajamento de todos os níveis de governo e com forte participação social”, finalizou.


Saúde 4.1

Rafael Greca ressaltou que a inovação só vale quando se transforma em processo social, quando ela serve às pessoas. “Hoje destacamos aqui a Saúde 4.1, que é a evolução da indústria 4.0, da internet das coisas, mas vamos colocar essa internet totalmente à serviço das pessoas”. Greca explicou que o algarismo 1 do Saúde 4.1 representa o cidadão, ser humano único e individual. “São as pessoas que nesta cidade valem muito”, destacou.


O prefeito relembrou o enfrentamento da pandemia e a necessidade de superar os obstáculos com a dedicação plena dos profissionais de saúde, vencendo a dor e o obscurantismo dos que negavam a ciência.


Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, os avanços do sistema público de saúde municipal se devem ao empenho de cada profissional da SMS em oferecer o melhor atendimento à população. Sistema que sempre teve o prefeito como maior incentivador.


“Considero o prefeito Rafael Greca também um servidor da Secretaria da Saúde, porque ele é o responsável pelo melhor e maior orçamento de saúde do município desde 2017, quando assumiu seu segundo mandato à frente da Prefeitura”, disse Beatriz. Rafael Greca está em seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Curitiba.


 

O começo

A secretária explicou que a origem da Central Saúde Já Curitiba foi a Central Coronavírus, criada em março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso de covid-19 em Curitiba. “Foi naquele momento em que pedíamos às pessoas com sintomas leves não saírem, pedíamos para ficarem em casa e ligarem para 3350-9000'”, relembrou.


A mesma lógica está sendo disponibilizada agora pela SMS. Pessoas com sintomas leves de outras queixas e não apenas sintomas respiratórios, podem ser atendidas por meio da Central Saúde Já Curitiba. Para ter acesso, é necessário ter instalado no celular o aplicativo Saúde Já Curitiba, com senha e cadastro definitivo (saiba mais aqui)


Dessa forma, o usuário poderá ser atendido pelos profissionais de saúde da Central e, caso necessário, fazer uma tele ou videoconsulta por meio do aplicativo.


Placa

Para marcar a nova etapa da Central Saúde Já Curitiba, foi descerrada placa marcando os 330 anos da capital paranaense. “Em comemoração aos 330 anos de Curitiba, a Prefeitura entrega à população os novos serviços da Central Saúde Já Curitiba, que amplia o acesso do cidadão ao atendimento de saúde sem sair de casa”.


Atendimento

Ao visitar a estrutura da Central, composta por 36 baias, sendo oito para médicos, o prefeito Rafael Greca fez questão de atender a chamada de Diana Paula Sgarione Gilio, moradora do bairro Uberaba, que precisou de uma videoconsulta nesta manhã de segunda-feira. “Olá Diana, um prazer te atender neste dia de inauguração dos novos serviços da Central Saúde Já Curitiba. Muito obrigado por nos aguardar e por fazer parte da nossa história”, disse o prefeito ao lado da ministra Nísia Trindade. Depois da foto do atendimento, Diana foi atendida na videoconsulta com o médico da Central.


Decreto

Com a assinatura do Decreto Nº 599/2023, o prefeito Rafael Greca cria oficialmente a Central Saúde Já Curitiba como mais um ponto de atenção do SUS Curitibano. Criada como uma solução de emergência durante a pandemia de covid-19, a Central foi fundamental para evitar a exposição desnecessária ao vírus, sem, no entanto, limitar o acesso da população ao atendimento oportuno e necessário aos serviços de saúde.


“Muitos municípios e serviços de saúde decidiram desmobilizar suas soluções de atendimento virtual de saúde, mas Curitiba decidiu ampliar o acesso do cidadão a soluções tecnológicas que aproximam as pessoas aos profissionais de saúde, mesmo sem sair de casa”, explica Beatriz Battistella.


Inicialmente, o novo serviço estará disponível para pessoas de 18 a 25 anos e gradativamente a Prefeitura irá ampliar o público alvo. Para ter acesso às novas funções, o usuário precisa ter o cadastro definitivo e senha no App Saúde Já Curitiba.


Presenças

  • Também participaram do evento de lançamento o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o diretor do Departamento de Saúde e Inovação do Ministério da Saúde, Cleinaldo de Almeida Costa; os deputados federais Zeca Dirceu e Elton Carlos Welter; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Arilson Chiorato e Goura; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; os vereadores Mauro Bobato e Ângelo Vanhoni; o diretor do Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná, Stenio Perdigão Fragoso; o presidente do Instituto Molecular do Paraná, Pedro Barbosa; o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Márcio Augusto Antoniassi; o diretor presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Maurício Pimentel; a secretária municipal da Comunicação Social, Cínthia Genguini; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Femipa, Charles London; o presidente do Cosems-PR, Ivoliciano Leonarchik; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde, Sezifredo Paz; os coordenadores da Central Saúde Já Curitiba, Juliana Hencke, Rômulo Pereira e Jonas Souza da Silva; a assessora do Gabinete da SMS, Raquel Ferraro Cubas; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Schmidt Gevaerd; a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Celene Quadros; o diretor de Atenção Primária em Saúde, Cleverson Fragoso; além de autoridades sanitárias e servidores da SMS e prestadores de serviço do SUS curitibano.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.