Getting your Trinity Audio player ready...

Compagas participa do 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Compagas participa do 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Maior evento do setor da região Sul do Brasil será realizado entre 18 e 20 de abril, em Foz do Iguaçu

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) estará num dos principais eventos da cadeia de biogás e biometano do país. Em 2023, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano retorna a Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado, e ocorre de 18 a 20 de abril, reunindo importantes nomes do setor com o objetivo de apresentar e discutir as mais recentes tendências do mercado, promover um networking qualificado e gerar negócios.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, será um dos debatedores do painel “Inserção do Biometano no Mercado de Gás Natural”, marcado para o dia 18 de abril (terça-feira), às 14h30. O painel irá discutir o serviço de distribuição de gás canalizado no Brasil, apontar gargalos existentes em pontos como integração com gasodutos de transporte e aspectos regulatórios, por exemplo, e abordar possibilidades de expansão do mercado de gás no país por meio do biometano.

“O Paraná é referência em sustentabilidade e tem no agronegócio uma força ímpar para a geração de energia limpa. O biometano é o nosso gás natural renovável e é o caminho para fomentarmos uma economia baseada em carbono neutro, com uma contribuição efetiva para a redução de emissões de gases de efeito estufa [GEE] na atmosfera”, pontua.

O moderador será Augusto Salomon, da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), e a palestra vai ser conduzida por Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura e Energia (CBIE). Além de Lamastra, participarão como debatedores Ricardo Hatschbach, da Gasbrasiliano; Eduardo Antonello, da Macaw Energies; e Gabriel Kropsch, da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Compagas +Verde – Com foco em sustentabilidade e no compromisso com o meio ambiente, atualmente, a Companhia desenvolve a ação Compagas +Verde, que realizou sua primeira chamada pública para aquisição de biometano. Foram recebidas 22 propostas, que, somadas, podem ultrapassar o potencial diário de 380 mil metros cúbicos (m³) de gás natural renovável para o Paraná.

As ações do projeto Compagas +Verde serão temas do Matchmaking da Compagas realizado em paralelo ao 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, também no dia 18, das 17h30 às 19h30. Diferente do painel, esse encontro será exclusivo para convidados e conduzido por profissionais da Companhia, reunindo importantes players, como potenciais supridores de matéria-prima e produtores de biometano.

Temáticas de debate incluem o posicionamento da Compagas nesse mercado e planos de expansão, a inserção do biometano no portfólio de suprimentos, o resultado da chamada pública de biometano, o lançamento de uma nova chamada e apresentação dos locais prioritários para desenvolvimento do suprimento e da demanda por localidade.

Mais informações sobre o 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser conferidas no site oficial do evento: www.biogasebiometano.com.br.

 

SOBRE A COMPAGAS

A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado. Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado. A Compagas investiu e vai continuar investindo no desenvolvimento do Paraná.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.