O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu, na tarde desta terça-feira (16/5), no Palácio 29 de Março, a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko. O objetivo do encontro foi aproximar o país europeu e a capital paranaense em áreas nas quais ambos se destacam, como Educação, Inovação e Sustentabilidade.
A Finlândia é referência mundial quando o assunto é a Educação, com as melhores notas nas avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Já Curitiba é reconhecida como smart city (cidade inteligente) mundialmente e modelo em iniciativas ligadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Desde 2017, as duas fazem parcerias que visam o benefício da população de ambas.
“Somos uma cidade exemplo em reciclagem e uso de energias limpas. Com nossa Família Folhas, temos preparado as crianças a ensinar em casa como fazer a separação dos resíduos. Estamos nos encaminhando para a eletromobilidade e para o fim dos aterros sanitários. Somos modelo em sustentabilidade, educação e inovação; não somente inovação tecnológica, mas inovação social”, destacou o prefeito.
No cargo desde o final do ano passado, Karanko veio a Curitiba para dois dias de agendas por considerar a cidade importante parceira para a embaixada. A Finlândia acredita que o Paraná tem grande potencial de comércio e cooperação.
A visita da embaixadora visa dar continuidade ao estreitamente do país com a capital paranaense e o Paraná, que já vinha sendo realizado por seus antecessores no cargo e resultado em parcerias, em especial na Educação e o interesse no Design.
No encontro, o prefeito contou sobre a recém-inaugurada Pirâmide Solar do Caximba, que transformou um aterro sanitário em uma usina solar, e outras iniciativas de incentivo ao uso de energias renováveis com o Programa Curitiba Mais Energia, que colocaram a cidade, pelo quinto ano consecutivo, entre as finalistas do Latam Smart City Awards.
“Nesta visita, temos visto que há muitas afinidades da Finlândia com Curitiba, como sustentabilidade, transparência, educação. Estamos interessados também em inovação e ações com o compromisso de tornar o desenvolvimento das cidades mais sustentável. Vejo muitas oportunidades para ampliar as colaborações”, disse a embaixadora.
Inovação
Greca lembrou que as ações do município são alinhadas aos Objetivos do Desenevolvimento Sustentável (ODS’s) e da Rede C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima – grupo que reúne cidades como Nova Iorque, Paris, Barcelona, Amsterdã, Yokohama e Estocolmo.
Antes do encontro, a embaixadora e sua comitiva assistiram a uma apresentação sobre o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano, realizada pelo diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss. Ele mostrou os potenciais de negócios na cidade com o fomento às empresas de base tecnológica, startups e ações que têm tornado Curitiba destaque mundial entre as smart cities (cidades inteligentes).
A agenda da embaixadora e sua comitiva incluiu encontros políticos, econômicos e visitas a agentes de fomento, universidades e indústrias paranaenses.
A embaixadora-chefe do escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Paraná, Lígia Maria Sherer, acompanhou a comitiva finlandesa na Prefeitura e lembrou que Curitiba e o Brasil são exemplos de sustentabilidade para o mundo. “Brasil e Finlândia têm relações cordiais desde 1919 e podem ser ainda mais próximas”, acrescentou.
Intercâmbio educacional
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a superintendente de gestão educacional da SME, Andressa Pereira, e profissionais da rede municipal de ensino que participaram de um intercâmbio na Finlândia em 2019, pelo Programa Veredas Formativas, participaram da agenda com a embaixadora.
Maria Sílvia afirmou que a Prefeitura visa retomar essa proposta de intercâmbio entre educadores finlandeses e curitibanos, que foi interrompida por causa da pandemia de covid-19.
O primeiro intercâmbio foi resultado de uma parceria assinada pelo prefeito Rafael Greca com o governo finlandês em 2017. Entre os resultados, a rede municipal de ensino curitibana implantou o projeto Mãos na Massa, que estimula a autonomia dos estudantes por meio de práticas pedagógicas que envolvem artesanato, gastronomia e costura.
Ao fim do encontro, Greca presenteou Johanna e Lígia com lenços de seda com o a imagem de um guará, ave típica do Brasil. De Johanna, o prefeito recebeu um livro como fotos do parque nacional finlandês Repovesi.
Também participaram do encontro, pela comitiva finlandesa, a diplomata e conselheira de Educação Superior e Pesquisa, Johanna Kivimäki; a cônsul honorária da Finlândia para Paraná e Santa Catarina, Roseanne Lunardelli Salomon Fontana; o presidente da Business Finland no Brasil, Matt Landim; o presidente do Comitê de Educação da Câmara de Comércio da Finlândia (Finncham), Max Will Braga.
Entre os profissionais da rede municipal de ensino estavam Ana Paula Betien, Elisete Cristine de Oliveira Amorim, Guilherme de Souza Nogueira, Maria Cristina Caldas Mitter, Simeia Brasileiro e Taís Suzana Dassie.