O Memorial Paranista, no bairro São Lourenço, em Curitiba, celebra seu segundo aniversário neste domingo (14/5). - Foto: Daniel Castellano / SMCS |
O Memorial Paranista, no bairro São Lourenço, em Curitiba, celebra seu segundo aniversário neste domingo (14/5). Nesse pouco tempo de existência, o espaço se tornou um dos principais locais culturais e turísticos da cidade, recebendo cerca de 110 mil visitantes desde sua inauguração.
O complexo da Prefeitura de Curitiba abriga o maior jardim de esculturas a céu aberto do país é um dos cenário para produções audiovisuais. Nesta semana, o filme Traição entre Amigas, que está sendo rodado na capital paranaense, teve cenas gravadas no Memorial Paranista.
O diretor Bruno Barreto destacou a beleza e a modernidade da cidade como um dos pontos fortes do filme. "A audácia em termos de arquitetura é uma coisa muito bonita em Curitiba e eu gosto muito disso na cidade", disse Barreto.
Além das esculturas, o Memorial Paranista conta com o Liceu de Artes, onde mais de 4,3 mil pessoas participaram de cursos e oficinas artísticas nos últimos dois anos. Metade do público do Liceu de Artes nesse período foi composto por crianças da rede municipal de educação, que fazem visitas guiadas ao local pelo projeto Linhas do Conhecimento, parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação.
O Teatro Cleon Jacques, outra atração que integra o Memorial Paranista, recebeu aproximadamente 11 mil espectadores em 230 eventos realizados, incluindo apresentações teatrais, espetáculos de dança e concertos de música popular e erudita. O espaço é uma excelente opção de passeio para quem busca cultura, arte e lazer em Curitiba.
Serviço
Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700 - São Lourenço, Curitiba-PR)
De terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita