Papa Francisco e o doutor Alfieri (Vatican Media)
O médico que operou Francisco duas vezes falou à mídia do Vaticano no dia da saída do Pontífice do Hospital Gemelli: "não tenho nenhuma preocupação com sua saúde.
Seus exames de coração e sangue fariam inveja a muitas pessoas de 50 anos. Só espero que ele limite os compromissos onerosos para seu abdômen".
Viagem? "Quando os processos de cura terminarem, ele poderá fazê-las melhor do que quando as planejou".
Salvatore Cernuzio – Vatican News
Ele tirou o paletó branco por algumas horas e caminhou pelo hospital Gemelli de terno e gravata. Um sinal de breve relaxamento após a hospitalização de nove dias do Papa, que foi operado duas vezes em menos de três anos.
A segunda, na quarta-feira, 7 de junho, laparotomia. Nesta sexta-feira, Francisco recebeu alta da policlínica, enquanto espera para sair de férias ("ainda não, porque tenho muitos pacientes. Mas espero que seja logo, porque é preciso 'curar' a família também"), o cirurgião Sergio Alfieri vê com satisfação a operação e a rápida recuperação do Pontífice.
O médico diz que está satisfeito falando com a mídia vaticana em relação a esse paciente de 86 anos que tinha sido mais "indisciplinado" em 2021 ("depois de 4-5 dias ele estava pedindo para ir para casa") e que agora aceitou a sugestão dos médicos de uma convalescença mais longa.
Uma convalescença que ele espera que dure mais algumas semanas, em Santa Marta, para que o Papa possa cumprir todos os seus compromissos "mais forte".
Ele já está forte, o Papa Francisco, diz o especialista: 'a única sugestão real que podemos lhe dar é que continue. Ele tem a cabeça de um homem de 50 anos, como eu já disse. Todos nós precisamos de um Papa assim".
Reportagem completa no site do Vatican News