Em turnê nacional, Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta, em Curitiba, concertos clássico e infantil no Canal da Música nos dias 16 e 17 de junho
Chegou o momento do ano que é aguardado em diversas capitais do Brasil pelos amantes da boa música. Em uma grande celebração à arte e à cultura, a Orquestra Petrobras Sinfônica pega a estrada para uma turnê nacional que chega em junho a Curitiba com dois grandes concertos sob a regência do maestro Felipe Prazeres.
Analu Pimenta, maestro Felipe Prazeres e Marcelo Coutinho. Foto: Daniel Ebendinger |
Em um belo passeio pelas obras de Gioachino Rossini, Radamés Gnattali e Rimsky-Korsakov, a Orquestra apresentará, no dia 16 (sexta-feira), às 20h, um belíssimo Concerto Clássico com repertório de memoráveis compositores que transitam, ao mesmo tempo, entre o popular e o erudito sem fazer qualquer concessão ao gosto popular.
No dia 17 (sábado), às 16h, o público conhecerá A Magia da Orquestra, um concerto infantil com as trilhas sonoras de sucesso da Disney que marcaram a história do cinema em versões sinfônicas. Os concertos acontecerão no Canal da Música e fazem parte da Turnê 2023 da Orquestra Petrobras Sinfônica, que já passou por São Paulo e Vitória, e que contemplará também as cidades de Brasília, Goiânia e Recife entre junho e julho.
“O concerto clássico de Curitiba será uma verdadeira celebração da música clássica. A começar por uma das aberturas mais icônicas de Rossini, ´La Gazza Ladra’, seguida da ‘Sinfonia Popular’, de Radamés Gnattali, uma obra genial que consegue exibir com maestria a diluição de fronteiras entre o clássico e o popular. Ao final, tocaremos ‘Capricho Espanhol´, de Rimsky-Korsakov, um dos maiores orquestradores de todos os tempos”, conta o maestro Felipe Prazeres, um dos mais conceituados regentes e músicos de sua geração.
Para o público infantil, um concerto que tem feito enorme sucesso por onde passa: A Magia da Orquestra - Trilhas das Animações da Disney. Todas as famílias estão convidadas a apreciar e curtir um passeio pelas canções de filmes como “Rei Leão”, “Frozen”, “Moana”, “Aladdin” e “Encanto” interpretadas pela Orquestra Petrobras Sinfônica, com a participação especial dos consagrados cantores e dubladores Analu Pimenta e Marcelo Coutinho.
“Ao escolhermos repertórios voltados para as crianças, não pensamos apenas em atrair novos públicos, mas sim plantar esta semente da música de concerto em toda a família. Nessa apresentação em especial, mostramos toda a diversidade de uma orquestra e seus arranjos”, explica Felipe Prazeres, referindo-se à maneira em que a Orquestra democratiza o acesso à música clássica e à cultura.
Analu Pimenta e Marcelo Coutinho. Foto: Daniel Ebendinger |
Felizes com o convite para participar do concerto, Analu Pimenta e Marcelo Coutinho contam que o universo Disney está presente em suas vidas desde pequenos. “Minha mãe costumava colocar filmes para toda a família assistir e eu me encantava com as trilhas sonoras das animações. Fiquei fã das músicas”, conta Analu. “Assim como nós, tenho certeza de que as pessoas vão gostar muito deste concerto”, ressalta Marcelo, ao mesmo tempo em que convida todos a participar. “Será uma apresentação inesquecível", garante.
Orquestra Petrobras Sinfônica - Turnê 2023
Curitiba – Canal da Música
- Concerto Clássico
- Regência: Felipe Prazeres
- Data: 16 de junho, 20h (sexta-feira)
- Ingressos: a partir de R$ 5 à venda na bilheteria do teatro
- Bilheteria online: https://bileto.sympla.com.br/event/83423
A Magia da Orquestra
Regência: Felipe Prazeres
- Data: 17 de junho, 16h (sábado)
- Ingressos: a partir de R$ 20 à venda na bilheteria do teatro
- Bilheteria online:https://bileto.sympla.com.br/event/82864
Calendário - Turnê 2023
CURITIBA - PR
- 16 e 17 de junho
- Sexta, 20h – Concerto Clássico
- Sábado, 16h – A Magia da Orquestra
- Local: Canal da Música
BRASÍLIA - DF
- 29 e 30 de junho
- Quinta, 19h – A Magia da Orquestra
Local: SESC Ceilândia
- Sexta, 19h – Concerto Clássico
- Local: Catedral Metropolitana
GOIÁS - GO
- 1 e 2 de julho
- Sábado, 20h – Dire Straits Sinfônico
- Domingo, 17h – Concerto Clássico
- Local: Teatro Rio Vermelho
RECIFE - PE
- 15 e 16 de julho
- Sábado, 20h – Bohemian Rhapsody
- Domingo, 15h e 18h – Mundo Bita Sinfônico
- Local: Teatro Guararapes
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica
Instagram: @petrobras_sinfonica|Youtube: @OPESinfonica
Modelo de gestão
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 36 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.