Getting your Trinity Audio player ready...

Parcerias e intercâmbios esportivos marcam o II Encontro Nacional de Secretários em Curitiba

 

Encerramento do II Encontro Nacional de Secretários e Secretárias do Esporte. Curitiba, 23/06/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

@SMCS

O II Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte terminou nesta sexta-feira (23/6). Organizado e idealizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba em parceria com a Secretaria Estadual do Esporte e com o Conselho Regional de Educação Física, o encontro reuniu representantes de 202 cidades dos 27 estados brasileiros no Canal da Música.


Desde quarta-feira (21/6) secretários das cinco regiões do país e campeões olímpicos e paralímpicos puderam conhecer os programas de Curitiba na área e também apresentar e compartilhar políticas públicas desenvolvidas Brasil afora.


“Essa foi mais uma experiência importante, já que neste encontro pudemos apresentar, desenvolver e conhecer trabalhos que vão melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas pelo esporte e a atividade física”, afirmou Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.


Durante o evento também foi assinado um protocolo de intenções entre a Smelj e a Secretaria Municipal dos Esportes de São Paulo, e também pela ministra Ana Moser, prevendo troca de experiências, programas de intercâmbio, desenvolvimento de projetos esportivos em conjunto, com foco na identificação e formação de jovens talentos e no apoio a atletas de alto rendimento.


Participações

Para a secretária dos Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, a troca de experiências é uma oportunidade de alinhar o desenvolvimento da sociedade através do esporte.  


“Esse intercâmbio de ideias é rico e nos inspira a desenvolver soluções criativas em todos os municípios do Estado de São Paulo”, disse a secretária.


O evento foi realizado em um momento oportuno para a discussão das realidades e necessidades dos municípios no esporte. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer, Humberto Panzetti, que participou da organização do evento, a reunião dos representantes municipais é importante em um momento de atualização de legislações nacionais no Esporte, para que as políticas públicas sejam pensadas para atender diferentes necessidades das cidades e efetivamente sejam propostas de desenvolvimento de qualidade de vida, saúde e inclusão.


“O evento ocorreu no momento ideal e a cidade de Curitiba e o secretário Pijak estão de parabéns em tomar a frente. Quando você coloca secretários que representam mais de 50% da população brasileira para discutir políticas públicas que se adequem a todos, o resultado vai ser bom, todos estão voltando para suas cidades com novas ideias”, relatou Panzetti.


O secretário de Estado de Esporte e Lazer do Pará, Cássio Andrade, um dos palestrantes da última manhã do evento, ficou empolgado com os resultados conquistados no encontro. Para Cássio, o encontro dos secretários foi um momento de compreensão das diferentes realidades do país.


“Para nós, que viemos lá do norte do país, onde estamos um pouco isolados, esse encontro é uma soma significativa. As palestras trouxeram soluções inovadoras para problemas compartilhados, além de novas informações sobre legislação e a participação de atletas de alto gabarito, que foi esclarecedora. Temos que lembrar que o Brasil é um país muito grande e diverso e o evento aproxima as diversas realidades”.


Alto rendimento

Durante o evento a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba também fechou uma parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Com ela, os professores e servidores da secretaria não vão precisar pagar inscrição na COB Expo, que será realizada em setembro, em São Paulo. Serão cinco dias com muitas atividades, clínicas esportivas, competições em diversas modalidades, cursos, oportunidades de negócios, com a presença de grandes nomes do esporte.


“Será um prazer receber os professores e treinadores curitibanos na COB Expo 2023. Curitiba deu o ponta pé inicial para que os membros do poder público possam se unir e proporcionar às crianças brasileiras a oportunidade de conhecer as diversas modalidades esportivas. Um atleta de alto rendimento começa sua jornada ainda criança, por isso descobrir o talento de cada um o mais cedo possível é fundamental”, afirmou o diretor de Alto Rendimento do Comitê Olímpico Brasileiro, Ney Wilson.   


Incentivo

Presença ilustre no evento curitibano, o campeão olímpico de judô Tiago Camilo é uma prova de que incentivar o esporte brasileiro vale a pena. Camilo começou sua jornada no judô ainda criança e hoje carrega a luta pela valorização do esporte na infância.


Com apenas 18 anos, em 2000, foi prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália. Em 2008, bronze em Pequim, na China. O case de sucesso do paulista também foi marcado por 4 medalhas de ouro - no Campeonato Mundial em 2007 e em três Jogos Pan-Americanos (2007, 2011 e 2015).


Para Camilo, a realização do Encontro Nacional de Secretários é muito relevante para o desenvolvimento de políticas públicas no setor.


“O esporte é muito importante no desenvolvimento da sociedade, principalmente através das crianças, colaborando, informando e transmitindo valores”, disse Camilo.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.