A deputada estadual Mabel Canto (PSDB), promoveu nesta sexta-feira (21), um programa especial em parceria com a Associação Garagem Mulher, sobre o “Combate ao Feminicídio”, em alusão ao “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, datado neste sábado (22). O evento reuniu técnicas da temática mulher e jurídica, além de mulheres com experiências no assunto e convidadas especiais. O programa foi transmitido pelo rádio e também, através das redes sociais com o intuito de reflexão e mobilização da sociedade acerca do tema.
Ao longo do programa, foram reportados casos de feminicídio como o que vitimou a advogada Tatiane Spitzner em 2018 na cidade de Guarapuava e que deu origem a lei nº 19.873/19 que criou o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio” em memória da vítima. Outros casos, como os da morte da professora Luciane Ávila, Nathália Deen, Lidiane Oliveira, Andrea Câmara de Luca e Doracy Kanayama, também foram abordados.
A advogada e especialista em casos de violência contra às mulheres, doutora Juliana Scalise Taques Fonseca, comentou os casos reportados e defendeu que “as mulheres que tiverem a coragem de irem até a delegacia para procurar ajuda, precisam manter a denúncia”. Também participaram do programa, a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, doutora Edite Mosconi, a irmã da vítima Andrea de Luca, Soraya de Luca, e outras mulheres convidadas.
Mabel ressaltou a importância da união pela erradicação do feminicídio e da violência contra a mulher. “Temos que diariamente lutar pelo fim da violência contra a mulher. E datas como o ‘Dia Estadual de Combate ao Feminicídio’, reforçam esse trabalho em prol das mulheres”, afirmou a parlamentar.