Getting your Trinity Audio player ready...

Na reta final da formação, 2,5 mil praças da PMPR passam por ciclo de palestras



Na reta final da formação, 2,5 mil praças da PMPR passam por ciclo de palestras. Foto: PMPR

@AEN

Eles ingressaram na Academia Policial Militar do Guatupê no ano passado e a formatura está marcada para setembro. Depois disso serão distribuídos nos quartéis de todo o Estado, auxiliando na segurança pública.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está promovendo uma série de palestras aos 2,5 mil policiais militares que estão concluindo o Curso de Formação de Praças (CFP). Eles ingressaram na Academia Policial Militar do Guatupê no ano passado e a formatura está marcada para setembro. Depois disso serão distribuídos nos quartéis de todo o Estado, auxiliando na segurança pública.


Foto: PMPR

As conferências para os que estão na Grande Curitiba foram realizadas no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, e tiveram por finalidade aprofundar conhecimentos sobre temas relacionados à segurança pública. Elas complementam o curso que está em andamento, na qual eles aprendem manuseio de arma, abordagem, questões operacionais, além de questões legais atinentes ao dia a dia da corporação.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Rocha, ministrou uma palestra sobre o Uso Seletivo/Diferenciado da Força, na qual explorou as situações em que o uso da força é justificado e os princípios éticos que norteiam essas decisões.

"A iniciativa busca unificar os protocolos de atuação, garantindo uma abordagem coerente e consistente nos procedimentos operacionais", afirmou.

O tenente-coronel José Luiz Beggiora Junior, subcomandante da Academia Policial Militar do Guatupê, falou sobre Inviolabilidade Domiciliar, esclarecendo as nuances legais e os procedimentos corretos em abordagens a residências.

O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Antonio Tordoro, abordou o tema Policiamento de Proximidade, enfatizando a importância da interação positiva com a comunidade e a construção de laços de confiança. "Essas instruções vão salvar vidas, tanto da comunidade quanto dos policiais. Elas falam da essência do serviço público, que é o servir. O policial militar é um servidor e está sendo formado para servir a população", enfatizou.

Sessões similares vão ocorrer nos próximos dias em todo o Estado, a fim de que todos os novos policiais participem da instrução.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.