Maria da Penha recebe homenagem na Câmara Municipal. Curitiba, 07/08/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS
@SMCS
Em uma sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (4/8), a Câmara Municipal de Curitiba prestou uma homenagem à Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba. A iniciativa partiu da Procuradoria da Mulher da Câmara, reconhecendo o trabalho incansável desta patrulha pioneira, que se tornou referência nacional no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.
Ao todo, 36 ex-patrulheiros e patrulheiros receberam a homenagem e certificação, demonstrando o compromisso e dedicação desses profissionais ao longo dos anos. Com nove anos de existência, as equipes especializadas da Guarda Municipal atenderam mais de 54 mil mulheres na capital paranaense.
“São homens e mulheres da Guarda Municipal altamente qualificados, que oferecem um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. Um reconhecimento mais que merecido. Hoje a iniciativa é essencial para a proteção das mulheres curitibanas e o enfrentamento à violência de gênero”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
A atuação da Patrulha Maria da Penha vai muito além do atendimento emergencial. Com visitas periódicas, pronto socorro das ocorrências e um cuidado atencioso no atendimento primário das vítimas, milhares de mulheres encontraram auxílio e amparo em momentos de extrema vulnerabilidade.
“É um trabalho que demonstra toda a capacidade da Guarda Municipal de Curitiba de atuar cada vez mais próxima do cidadão e de suas necessidades. O atendimento à mulher vítima de violência é uma das nossas prioridades”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior.
Uma das homenageadas, a guarda municipal Gislaine Seneiko Szumski, integrante da equipe da Patrulha Maria da Penha há oito anos, ressalta a satisfação em levar conforto às mulheres que precisam.“É uma satisfação levar uma palavra de conforto, ensinar quais caminhos são possíveis para ela deixar aquele ciclo de violência e mostrar que ela não está sozinha”, contou a guarda municipal.
Segundo ela, para integrar a equipe é preciso mais do que boa vontade, mas preparo e aperfeiçoamento constantes. “É um trabalho desafiador. Tenho orgulho em fazer parte desta equipe, já passamos por muitas provações, mas não desanimamos. Estamos sempre prontos para dar o nosso melhor”, enfatizou Gislaine.
Iniciativa
A Patrulha Maria da Penha integra as ações da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência, uma parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, e é um serviço pioneiro entre as Guardas Municipais do país.
Além do atendimento policial, os guardas da Patrulha são capacitados para prestar um apoio humanizado e assistencial para as mulheres vítimas de violência doméstica durante os serviços de monitoramento, estimulando e empoderando-as para registrar denúncias e procurar acompanhamento jurídico.