Getting your Trinity Audio player ready...

Comitiva de Portugal conhece inovação nas escolas municipais de Curitiba


Comitiva de Portugal conhece inovação nas escolas municipais de Curitiba. Curitiba, 12/09/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS

@SMCS

Uma comitiva do ramo da inovação de Portugal visitou, nesta terça-feira (12/9), a Escola Municipal CEI Ulysses Guimarães e o Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre, anexo à Escola CEI Bela Vista do Paraíso, ambos na Regional Boa Vista. Os portugueses assistiram a uma aula no laboratório de informática com a nova ferramenta Arlequim, que a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) está implantando em diversas áreas da Prefeitura de Curitiba para facilitar e melhorar o acesso remoto a conteúdos.


Áreas como administração, controladoria e procuradoria-geral do município já contam com a ferramenta. A implantação na educação começou há cerca de um mês.


“Mais velocidade, capacidade de armazenamento e memória. É como ter um computador virtual dentro do seu próprio computador ou tablet para instalar programas, gerenciar arquivos”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação, Antonio Carlos Pires Rebello.


A aula envolveu cerca de 30 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Anelise Paes. “Aqui usamos muito a tecnologia”, disse a professora.


Bárbara Fernandes e Giovana Silva estavam empolgadas preparando um texto sobre as espécies de plantas carnívoras, e buscando fotos para ilustrar o trabalho.


“Tem muitas curiosidades sobre essas plantas”, comentou Bárbara. “Elas pegam insetos e prendem”, ensinou Giovana.


Para Verônica Sofia Pinheiro, CEO do Garage Group/Lisboa, o que chamou a atenção foi a empolgação das crianças. “Elas sentem que evoluem muito trabalhando os conhecimentos”, comentou Verônica.


Comitiva de Portugal conhece inovação nas escolas municipais de Curitiba. Curitiba, 12/09/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS

Envolvimento
O grupo esteve ainda no Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre para conhecer o espaço maker com impressora 3D. A professora Lucinéia da Silva mostrou os trabalhos dos estudantes e explicou como são realizadas as atividades. “Aqui tudo tem o envolvimento deles, eles têm a ideia, pesquisam, resolvem problemas”, disse a professora.


O presidente do Audax/ISCTE de Lisboa, Pedro Sebastião, agradeceu a oportunidade de conhecer a rede de ensino curitibana. O Audax-ISCTE oferece serviços de incubação através da gestão da Labs Lisboa – Incubadora de Inovação, fruto de uma parceria com a Câmara Municipal da capital portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian.


Acompanharam a visita a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o superintendente executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; o gerente de Informação e Tecnologia, Marcelo Queiroz; gestoras e professoras das escolas. Pela empresa Arlequim estiveram Renato Rodrigues, Sérgio Wolski e André Moro.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.