Getting your Trinity Audio player ready...

Fachinello reúne secretários e traz solução para corridas de rua de Curitiba



Um esforço conjunto de diversos órgãos da Prefeitura de Curitiba atende reivindicações de organizadores de eventos esportivos.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

*Por redação com assessoria 

Uma reunião na Prefeitura de Curitiba na tarde desta quinta-feira (05), comandada pelo prefeito em exercício Marcelo Fachinello, deu andamento a novas regulamentações dos eventos esportivos da cidade. O encontro contou com a presença de organizadores de corridas de rua e representantes de diversas secretarias que estavam envolvidas na revisão de alguns pontos como horário para a largada e premiação nas provas, e também nas regras para a sonorização durante os eventos.




O assunto foi levado por Fachinello à Prefeitura após ele ser procurado pelos organizadores de corridas de ruas. Os representantes do setor reivindicavam regras mais flexíveis para a realização desses eventos esportivos na cidade. Um dos pontos, por exemplo, era a rigidez no horário das premiações, que só poderiam ocorrer após às 10h, independente do tempo de prova.




“Estivemos em diversas reuniões com os organizadores dos eventos, e com as Secretaria do Meio Ambiente, da Defesa Social e Trânsito, e do Esporte para juntos entendermos como e quais avanços poderíamos conquistar. Trabalhamos nesse processo e hoje podemos dizer que conquistamos melhorias significativas para o segmento”, afirmou o prefeito em exercício.




Há algumas semanas a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito já havia sinalizado que a largada para as corridas de 5 e 10 km passariam para às 7 horas, conforme solicitado. Na reunião desta quinta-feira, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, informou ainda alguns outros avanços na questão da sonorização dos eventos.




Conforme a nova normativa proposta pela Prefeitura, as locuções antes da largada terão a duração de 25 minutos, e para as premiações serão de 30 minutos. Sendo que as premiações irão ocorrer após 50 minutos de prova nas modalidades 5 e 10 km, 1h20 de prova quando de 15 km, 2 horas de prova para 21 km e 4h30 de prova nas maratonas de 42 km.




Ainda ficou definido que a quantidade de caixas de som, tanto na arena como no funil da prova, será disponibilizada conforme o número de participantes. Essa quantidade vai de 6 a 9 caixas na arena, e 5 a 8 caixas no funil.




“O crescimento das corridas de rua em Curitiba nos fez repensar diversos aspectos, pois a Prefeitura precisa equilibrar a demanda dos atletas e organizadores, com a dos moradores que estão no entorno do evento. Sendo assim, o Fachinello nos trouxe essa demanda e estamos flexibilizando algumas condições em caráter experimental. Vamos juntos acompanhar essa evolução e estudar as possibilidades de continuarmos modificando e trazendo melhorias”, afirmou a secretária Marilza.




Marcos Antonio Lopes Pinheirinho, da SPORTION, agradeceu e reconheceu os avanços conquistados. “Não é de hoje que estamos trabalhando com esse assunto e entendemos que com estas novas resoluções estamos tendo um grande avanço”, disse.




Para o Secretário do Esporte Lazer e Juventude da capital, Carlos Eduardo Pijak, a união de todos os envolvidos trouxe uma solução que preza pelo bem-estar social e dos praticantes. “Parabenizo Fachinello pelo trabalho de articulação em todas as frentes. Saímos hoje com soluções efetivas e que irão ajudar a fomentar ainda mais o esporte em nossa cidade”, opinou.




Atualmente, quem determina a regulamentação dos grandes eventos em Curitiba é a Cage (Comissão de Análise de Grandes Eventos). As modificações propostas pela Prefeitura serão encaminhadas ao órgão, que irá colocar em prática as novas normativas para os eventos esportivos realizados a partir do dia 16 de setembro.




“São mais de 100 mil praticantes de corrida de rua em Curitiba e diversas empresas e empresários que promovem o esporte e a saúde. Fico feliz por termos encontramos juntos soluções para evoluir. Certamente mais avanços virão com todos empenhados para o crescimento dos eventos esportivos na nossa cidade gerando renda, recolhendo impostos, e levando mais saúde e entretenimento à população”, argumentou o prefeito em exercício Fachinello.




Também participaram da reunião o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, a diretora de Licenciamento e Fiscalização do Meio Ambiente, Érica Costa Mielke, e a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, além de representantes da 360 Sports, Leme Sports, GL Promo, Sportion, Nosso Time e Global Vita.

*Materia enviada por assessoria.
Publicado de acordo com nossa politica de publicação.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.