Prefeito Rafael Greca acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone durante sessão no Cine Passeio - Curitiba, 28/11/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Acompanhados de João, Regina e Lucia Casillo; da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; e do diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, Greca e dona Margarita assistiram à história do estrategista e líder militar francês pelas lentes do diretor britânico Ridley Scott.
“Vamos acompanhar a história do Napoleão neste lugar tão belo”, comentou o prefeito antes da sessão, referindo-se ao Cine Passeio.
A revitalização do espaço que se tranformou no Cine Passeio, entregue à população como parte das comemorações de aniversário de Curitiba em 2019, integra uma ampla ação de recuperação de prédios históricos públicos e particulares, além de monumentos da região central da cidade, dentro do programa Rosto da Cidade.
O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, no Centro, e pertence à Fundação Cultural de Curitiba, que administra o espaço por meio do Icac.
O filme, com 2h38, trata das origens do estrategista e líder militar francês e sua rápida ascensão, visto através do prisma do relacionamento do imperador Napoleão Bonaparte com Josephine. Quem interpreta Napoleão é o ator americano Joaquin Phoenix, ganhador do Oscar de melhor ator em 2020 por seu papel no filme Coringa. Phoenix e a atriz Vanessa Kirby retratam a história da relação entre o casal. Por meio da perspectiva amorosa, o longa traz a trajetória de ascensão, conquistas e derrotas de Napoleão.
Cinemas mais legais
No início de 2020, com menos de um ano da abertura ao público, o curitibano Cine Passeio figurou entre os 20 cinemas mais legais do mundo. A indicação foi feita pela Revista Exibidor, publicação especializada em serviços sobre o segmento cinematográfico.
Na edição nº 36, uma das mais importantes revistas do gênero de exibição de cinema do país aponta os 20 cinemas com "experiências diferenciadas para o público" e o Cine Passeio aparece ao lado de salas da Coreia do Sul, Alemanha, dos Estados Unidos, da Índia e do Reino Unido.
“Fizemos o Cine Passeio para ser muito mais do que frias salas de exibição de filmes. Transformamos o espaço num complexo cultural e de inovação, onde o público se sente na sala da sua casa. O que nos diferencia é a qualidade e o aconchego do serviço”, comentou o prefeito, à época da indicação.
O complexo retomou o conceito dos cinemas de rua com referência a dois antigos cinemas de Curitiba, os cines Luz e Ritz. Além das duas salas, o complexo possui um espaço multiuso com 110 lugares, a Sala Video On Demand, locais para cursos, uma unidade do coworking público municipal Worktiba e uma cafeteria. No terraço fica uma área para exibições a céu aberto e um espaço coberto para eventos.