O Circuito Curitiba de Corridas de Rua, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para difundir a prática da atividade física e favorecer o intercâmbio esportivo e cultural, já tem calendário definido para 2024.
A primeira prova será no dia 24 de março e faz parte da programação dos 331 anos da capital paranaense (celebrados em 29 de março). As inscrições começam no dia 11 de março. Podem participar corredores a partir de 18 anos e também pessoas com deficiência que se encaixam nas seguintes categorias: CAD (Cadeirantes); EV (Deficiente Visual); AMPI (Amputados de Membro Inferior); DMAI (Deficiente Andante de Membro Inferior); DI (Deficiente Intelectual); DMS (Deficiente Membro Superior); e DAU (Deficiente Auditivo); além de pessoas do espectro autista (TEA).
Em 2024 o circuito terá cinco provas. A novidade é que este ano as etapas terão apenas um percurso, de 7 quilômetros (no ano passado eram dois percursos). A quinta prova será a corrida Entre Parques, de 25 km e categorias individual, duplas e quartetos.
Neste ano, o Circuito Curitiba de Corridas de Rua 2024 tem apoio de do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do governo federal.
Premiação
Foto: Divulgação
Este ano, quem completar todas as provas vai poder montar uma mandala com as quatro medalhas que serão entregues em homenagem a pontos tradicionais de Curitiba e com mais uma medalha maior, premiação da Corrida entre Parques.
Confira as etapas
As etapas do circuito acontecem nas seguintes datas:
- 1ª Etapa – Bosque Trabalhador – 24/3
- 2ª Etapa – Parque Náutico – 16/6
- Corrida entre Parques – 18/8
- 3ª Etapa – Santa Felicidade – 15/9
- 4ª Etapa – Bairro Novo – 3/11
Circuito Infantil
O Circuito Curitiba de Corridas também terá quatro provas do Circuito Infantil, com percursos que variam de 600 metros a 4 quilômetros, dependendo da idade. As etapas acontecem nos dias 7 de abril, 26 de maio, 1 de setembro e 20 de outubro.
Corridas Smart's
Quem perder alguma prova em 2024 também poderá recuperar sua medalha nas corridas Smart. Serão dez oportunidades em que o participante vai definir o trecho a percorrer. O trajeto deverá ser comprovado por aplicativos de corridas.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.