Foram feitas novas calçadas, obras de correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, implantação de ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo com o plantio de 168 árvores. A Avenida Sete de Setembro foi o eixo principal da renovação, que incluiu a transformação da Rua General Carneiro em boulevard e melhorias nas ruas da Paz, Dr. Faivre e Francisco Torres.
Projeto surgiu em 2020
O prefeito Rafael Greca relembrou que em 2020 os permissionários acompanhados do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, pediram a reformulação no entorno do mercado e ele prontamente concordou por entender a importância que o local tem para os curitibanos.
“Estas melhorias representam um presente para Curitiba, quando a cidade comemora 331 anos da fundação. Para nós, é motivo de muita felicidade, de muita alegria para todas as famílias de Curitiba que usam o mercado”, disse o prefeito.
Inspiração europeia
Greca disse que a inspiração para as intervenções do Mercado Municipal veio das “ramblas” que existem na Europa.
Em língua castelhana, rambla é um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres, típica da Espanha.
“Quando começamos a discutir como seria o projeto, veio essa ideia dessa rambla que borda os paralelepípedos da Rua General Carneiro, que por sinal saíram do britador do meu avô, que ficava aqui dentro do mercado. Essa magnífica rambla que foi reproduzida copia as ramblas de Barcelona e da Europa e agora adorna um dos principais centros de compras da cidade”, concluiu Greca.
Espaço público valorizado
São 550 metros de novo pavimento, entre o asfalto novo na Avenida Sete de Setembro e o paralelepípedo na General Carneiro, e 3.250 metros de novas calçadas, planas e acessíveis. O investimento foi de R$ 9,7 milhões.
Para o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o novo entorno do Mercado Municipal significa o final de um ciclo.
"A prioridade foi buscar a valorização do pedestre e criar um importante reforço à economia local ao estimular que as pessoas caminhem e permaneçam por mais tempo na região, além do impulso ao uso de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta", comentou Magnabosco.
Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues, foi fundamental o apoio dos comerciantes para realização do trabalho com sucesso.
“Tivemos apoio de todos, mas, principalmente, do time da Prefeitura que nos ajudou quase que diariamente. É um trabalho de 20 mãos e é gratificante ver mais uma missão cumprida, mais uma obra sendo entregue”, disse Rodrigues.
Para ele, o Mercado Municipal ficou agora ainda mais atrativo para turistas e curtitibanos.
Menor impacto
Iniciadas em maio do ano passado, as obras foram executadas em etapas para causar o menor impacto possível no comércio e no trânsito local. À medida que os serviços avançavam os trechos iam sendo liberados à passagem de motoristas e pedestres.
Na Rua General Carneiro, onde fica um dos principais acesso ao Mercado Municipal, os trabalhos foram concentrados e entregues antes do Natal.
Área central
As obras integram o esforço da Prefeitura para revitalizar a região central. Já foi entregue o Complexo de Segurança Alimentar da Região do Viaduto Capanema, formado pelo novo Restaurante Popular do Capanema, o Armazém da Família e Mesa Solidária Patrícia Casillo, além de melhorias contínuas no Mercado e nas principais vias como a Mariano Torres, entre outras.
Presenças
Participaram também do evento os secretários Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana), Luiz Gusi (Segurança Alimentar), Péricles de Matos (Defesa Social); os administradores regionais Narciso Doro (Cajuru), Gerson Gunha (Portão), Marcelo Ferraz (Tatuquara); Rafaela Lupion (Matriz), Raphael Keiji Assahida (CIC) e Ricardo Dias (Boqueirão); e os membros do Ippuc Mauro Magnabosco, e Célia Bim.
Também compareceram o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; Tatiana Turra (Instituto Municipal de Turismo); a deputado Márcia Huçulak; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antônio Gilberto Deggerone; José Lupion Neto (Cohab); Ana Cristina Castro (Fundação Cultural de Curitiba); Marcelo Linhares Frehse (Curitiba S.A); Daniel Conde Falcão Ribeiro (Controladoria-Geral); Lucas Navarro de Souza (Articulação Política); o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; a engenheira fiscal da Smop, Bruna Kureke; o diretor do Departamento de Política sobre Drogas, Thiago Ferro; e a presidente da Fundação Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal.
Da Câmara Municipal participaram os vereadores Marcelo Facchinelo, Rodrigo Reis, Hernani da Silva, Serginho do Posto, João da Loja Cinco Irmãos, Pier Petruzziello, Nori Seto, Serginho do Posto, Márcio Barros e Herivelton Oliveira.
Destaques das obras
Requalificação de cinco ruas ao longo de 13 quadras ao redor do Mercado Municipal, no Centro: novas calçadas, correção geométrica, drenagem, ciclovia, iluminação e paisagismo, incluindo o plantio de 168 árvores.
550 metros de novo pavimento e 3.250 metros de novas calçadas, planas e acessíveis.
Investimento de R$ 9,7 milhões
Avenida Sete de Setembro e a Rua General Carneiro foram os principais focos da renovação, com destaque para a transformação da General Carneiro em um boulevard, proporcionando espaços de convivência e lazer.
Integração Cicloviária: O projeto incluiu a implantação de ciclovia, integrando-a às estruturas cicloviárias existentes e futuras, promovendo alternativas de mobilidade sustentável.