Prefeitura realiza correções geométricas e melhorias no asfalto de várias ruas nos bairros São Lourenço e Abranches, para ampliar o binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha.04/06/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
@SMCS
A Prefeitura está fazendo correções geométricas e melhorias no asfalto de várias ruas no bairro São Lourenço para ampliar o binário das ruas Mateus Leme/Nilo Peçanha.
O projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o objetivo é melhorar a fluidez no trânsito da região. A Rua Mateus Leme passará a ter sentido único até a João Gava. A ampliação do binário passa a vigorar a partir do dia 12 de junho.
Sentido único na Rua João Gava
De acordo com a coordenadora do Sistema Viário do Ippuc, engenheira Guacira Civolani, no mesmo pacote de alterações também será feita a implantação de sentido único de trânsito na Rua João Gava.
“Com essa mudança, a João Gava funcionará como um pequeno binário com a Nilo Peçanha, melhorando as condições de trânsito em toda a região”, explicou Guacira.
As intervenções são feitas por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana, da Secretaria do Governo Municipal (SGM). As alterações no trânsito estão sendo implantadas com a Superintendência de Trânsito (Setran) e o objetivo é melhorar a fluidez e facilitar a ligação viária entre as regiões.
Em um segundo momento, o Ippuc estuda a possibilidade de estender o binário até o Cemitério do Abranches.
Mudanças em seis cruzamentos
O superintendente de Manutenção Urbana da SGM, engenheiro João Vidal Filho, explicou que para a ampliação do binário foram necessárias diversas intervenções em seis cruzamentos da região. Os bloqueios são parciais e variáveis. Fiscais da Setran orientam os motoristas nos locais.
Os serviços estão sendo realizados nos cruzamentos das ruas João Guariza e Mateus Leme; Mateus Leme com João Gava; Joaquim de Matos Barreto com Rodrigo Octávio de Langaard Menezes Filho; Evaldo Wendler com Mateus Leme; Evaldo Wendler com Nilo Peçanha; e João Gava com Nilo Peçanha.
“As mudanças foram projetadas pelo Ippuc e compreendem implantação de rampas de acessibilidade, remoção de ilhas, adequação de raios de giro e complemento de passeios, totalizando uma área de intervenção de aproximadamente 350 m²”, contou Vidal Filho.
Requalificação de ruas e calçadas
Além destas ações, também foram adequados os passeios das ruas João Enéas de Sá e Manoel dos Santos Dias, com a implantação de calçadas, meios-fios e rampas de acessibilidade em uma área de intervenção de aproximadamente 750 m².
“Para a implantação do binário na região, também foram executadas melhorias nos pavimentos de várias ruas, através de serviços de fresagem, reciclagem e recape com asfalto borracha”, disse o superintendente de Manutenção Urbana.
As ações contemplaram as ruas João Gava (entre Mateus Leme e Nilo Peçanha) em uma extensão de 1.210 metros; João Enéas de Sá (entre João Gava e Nilo Peçanha) em 255 metros; Manoel dos Santos da Silva (entre João Gava e Nilo Peçanha) em 205 metros; Leonor Castellano (entre Nilo Peçanha e Elias Thomé) em 195 metros; Elias Thomé (entre Leonor Castellano e Nilo Peçanha) em 190 metros; e Nilo Peçanha (entre Dona Branca do Nascimento e Leonor Castellano) em 45 metros.