Getting your Trinity Audio player ready...

Projeto acadêmico que presta consultoria gratuita para empresas de Curitiba e região está com inscrições abertas para o segundo semestre

O Consultoria Solidária, da FAE Centro Universitário, Sebrae/PR e Fecomércio, alia o aprendizado teórico de alunos à prática por meio do auxílio a micro e pequenos empreendedores. A partir do mês de agosto de 2024, inicia-se a terceira fase com o objetivo de atender mais 100 empresas no decorrer do ano. Empresas interessadas podem se inscrever pelo 0800 727 4001 até o dia 31 de agosto


Projeto alia benefícios tanto para os estudantes como para os empresários com as consultorias gratuitas.
Foto: Bruno Tadashi.


O projeto Consultoria Solidária, da FAE Centro Universitário, tem como objetivo prestar consultoria gratuita para micro e pequenos empresários de Curitiba e região metropolitana. O serviço gratuito é desenvolvido pela FAE em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).

Desde 2022, quando foi realizada a primeira fase do projeto, cerca de 100 empresas já receberam o atendimento de 467 alunos da graduação e pós-graduação da FAE, sob supervisão dos professores. Agora, no mês de agosto, o projeto entra na sua terceira edição, com o objetivo de atender mais 100 empresas. As empresas interessadas nas consultorias podem procurar a FAE para inscrições e mais informações por meio do telefone 0800 727 4001 até o dia 31 de agosto.

Na primeira fase, em 2022, apenas o curso de Administração desenvolvia o trabalho, com cerca de 50 estudantes que atenderam gratuitamente 15 empresários. O projeto cresceu tanto que, a partir de 2023, 417 estudantes de nove cursos passaram a participar das consultorias, atingindo cerca de 115 empresas. Os cursos da graduação envolvidos são Administração, Ciências Contábeis, Ciência de Dados para Negócios, Ciências Econômicas, Comunicação Digital, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Já os alunos da pós-graduação atuaram como mentores das equipes, apoiando no desenvolvimento de soluções.

O projeto alia benefícios tanto para os estudantes como para os empresários: os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria com as consultorias gratuitas; e os empresários melhoram seus negócios com as dicas dos acadêmicos, que são supervisionados pelos professores e recebem orientação do Sebrae/PR. As áreas em que os alunos, professores, Sebrae/PR e Fecomércio atuam são muitas, desde gestão e planejamento financeiro até marketing – a depender da necessidade de cada empresa.

De acordo com o professor da FAE e gestor operacional do Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, o projeto vem trazendo impactos positivos – tanto para empresas como para os estudantes – e desde o ano de 2023 está ainda mais significativo devido ao aumento do número de participantes – de alunos, cursos e empresários. E em 2024, o objetivo é atender pelo menos 100 empresas, envolvendo cerca de 430 alunos.

“O projeto traz uma proposta de valor para as organizações e, consequentemente, para a sociedade. Temos no meio acadêmico uma grande capacidade para desenvolver as soluções de que os empreendedores precisam”, afirma o professor.

“O Consultoria Solidária é fundamental para auxiliar as empresas, que geram empregos e a sustentabilidade de muitas famílias. É uma troca extremamente enriquecedora para todos os envolvidos: alunos, consultores, professores e empresários que recebem esse suporte”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, destaca que a ação é importante para todos os envolvidos no processo. “O projeto permite trazer um olhar diferente aos alunos, uma experiência com o mercado que pode despertar o desejo de ingressar na área de consultoria e até uma oportunidade de negócios. E, para as empresas, o atendimento propicia que elas tenham um diagnóstico empresarial, sendo possível identificar pontos fortes e futuras oportunidades para melhoria, que podem ser trabalhadas para melhorar o negócio”, comenta.



©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.