- Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, acompanhado da secretária de Educação Maria Silvia Bacila, vistoria obras de ampliação do CMEI Novo Horizonte, que inova sua realização pelo método construtivo modular, no Sítio Cercado. Curitiba, 05/11/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel acompanhou, nesta terça-feira (5/11), a obra de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Novo Horizonte, no Sítio Cercado. Com o método de construção modular off-site, em que os módulos são construídos na indústria e chegam prontos ao canteiro de obras, a unidade ampliará rapidamente, de 110 para 310, as vagas para crianças de até 5 anos de idade.
Usado pela primeira vez na rede municipal de ensino de Curitiba, esse modelo construtivo reduz significativamente o tempo de execução. Enquanto o método tradicional levaria aproximadamente um ano e meio para ser concluído, a modular demanda apenas de três a quatro meses.
“Isso é agilidade no serviço público, que nos permite atender com rapidez uma importante demanda da população, que são vagas para as crianças nos CMEIs. É um modelo que está sendo avaliado e pode se tornar uma alternativa para a expansão da educação infantil”, afirmou Eduardo Pimentel.
Nova estrutura
Inaugurado em 2004 para atender às famílias das áreas conhecidas como Novo Horizonte e Sambaqui, o CMEI Novo Horizonte precisa dessa expansão para suprir a demanda da comunidade. A nova ala, com 677 m², está sendo implantada no terreno ao lado e contará com mais sete salas de atividades, além de banheiros, espaços administrativos e áreas pedagógicas.
Para a ampliação do CMEI, serão utilizados 26 módulos com estrutura de aço (pilares, vigas e piso). As paredes são feitas de painéis com uma camada de material isolante entre chapas metálicas, proporcionando proteção térmica e acústica. Os módulos chegam ao local já com paredes, piso, portas, janelas e acabamentos instalados, o que facilita e acelera a montagem final.
Os primeiros módulos foram entregues na segunda quinzena de outubro e a previsão é que a obra seja concluída até dezembro.
Modelo de construção
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a escolha pelo modelo de construção modular foi feita após ampla pesquisa, incluindo visitas a Belo Horizonte (MG), pioneira na adoção desse método.
“As principais vantagens desse modelo são a construção rápida, com alta qualidade e menor necessidade de manutenção. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenvolveu o projeto, ajustando-o às necessidades locais e focando a qualidade acústica e o conforto térmico das unidades. Além de ágil e organizada, essa construção traz um ótimo custo-benefício”, comentou Maria Sílvia.
A coordenadoria de Obras da Secretaria Municipal da Educação acompanha e fiscaliza o trabalho, que já mobiliza o interesse da comunidade. Dos 26 módulos que vão compor a nova ala do CMEI, sete já foram entregues e instalados.
A operação logística para o transporte e içamento dos módulos tem sido acompanhada com curiosidade. “As crianças, as famílias, todos observam a novidade e aguardam com expectativa a conclusão. É uma alternativa inovadora de infraestrutura, que de forma prática, com qualidade e rapidez, vai nos possibilitar atender mais crianças da região”, afirmou a diretora do CMEI, Shirley Casarotto.
Acompanharam a vistoria na obra o coordenador de Obras da Secretaria Municipal da Educação, Guilherme Furiatti, o engenheiro fiscal da obra, Denis Braga, a chefe do núcleo de Educação da Regional Bairro Novo, Rita Zen, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Faria, e o engenheiro fiscal da Secretaria Municipal de Obras Púbicas, Diogo Nishimura.